segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aquecimento ! Tente não esquentar a cabeça!

Ja tive varios problemas com aquecimento e continuo tendo. É assunto que é preciso tratar com detalhes e muita calma.

Para começar, existem placas que esquentam mais que outras, então, não tente fazer muitas comparações com seus amigos.
Em particular em um CPU, o que esquenta mais é o processador, placa de video e placas Offboard em geral, Fonte e Placa mãe. Neste, temos que tomar cuidado com principalmente Processador, Placa de video, Fonte e a Placa mãe ( este ultimo é muito raro acontecer de queimar por aquecimento, porém pode prejudicar o desempenho do computador).
Para falar a verdade, o Aquecimento em geral, prejudica o desempenho do Pc e, por isso, temos que tomar providências rapidas para que o aquecimento seja menor possivel. Isso pode salvar suas peças e economizar muito mais do que você pensa.

Aquecimento no Processador

O Processador aquecido diminue muito sua velocidade e pode acarretar em perda total, sem falar que pode fazer com a placa mãe também esquente demais e queime também. As medidas mais usadas para resfriar um processador são os coolers e exaustores. Quanto maior o Cooler, melhor ele é, contando que você tenha uma bom encaixe na placa mãe sem prejudicar outras peças. Cooler hoje tem que ser de cobre ( preserva o ar frio).
Sua temperatura não pode ultrapassar os 60 graus celsius ( segundo a maioria das marcas de processadores), e se ultrapassar, seu desempenho ja pode estar comprometido. Posso te dizer que o meu passou varias vezes e esta do mesmo jeito, mais as marcas com AMD e Intel, afirmam que não pode ultrapassar os 60° C.
Dentre os fabricantes de Processadores, os mais conhecidos são Intel e AMD, e das duas, segundo estudos, os processadores Intel esquentam mais, principalmente o famoso Pentium 4 e o Celeron. Ja os AMD, são caracterizados por sua resistencia e melhor temperatura. Se for falar em desempenho, me parece que são muito parecidos, com uma breve vantagem para a Intel.

Aquecimento na Placa Mãe
Placa Mãe é dificel de acontecer mais acontece. Para resolver o problemas você pode aumentar a area de entrada de ar de seu PC e adicionar exaustores no seu gabinete. Isso pode ser o bastante, mais vale lembrar que é sempre bom ir em uma assistencia especializada e pesquisar a respeito. Hoje existem tecnologias como Resfriamento a NITROGENIO e outros gases. O problema é o custo desta tecnologia que ainda esta um pouco alto.

Aquecimento de Placa de Video
As placas de video utilizam o mesmo resfriamento que um processador no computador. Um Cooler bem grandão para deixar o trabalho dela mais facil ajuda muito. Lembrando que muitas entradas de ar e exaustores no CPU ira ajudar muito também. Placa de Video é uma das peças mais frageis a calor. Eu mesmo ja queimei muitas e não tem volta. Esquentou, Ja era!
Vale Lembrar que quanto maior o desempenho e capacidade de uma placa de video, maior tem que ser o seu cuidado com a temperatura dela.

Aquecimento da Fonte
O Custo da Fonte não é alto, porém o aquecimento dela pode ser o mais perigoso do computador simplesmente pelo fato que se esquentou demais pode pegar fogo e queima tudo. Isso é dificel de acontecer (bem dificel mesmo) pelo cuidado que os fabricantes tem tido. Os Coolers de Fonte são enorme e refrigeram ela e as vezes outras peças.
Modificar o resfriamento da Fonte é quase impossivel. Muitos compram outra quando percebem que o pc esta quem demais na area da fonte. Para isso, tem que ter algum conhecido e experiência na area. Para quem não sabe lidar com uma situação dessa, o geito é fazer uma revisão a cada 6 meses em uma loja. Creio que pode custar muito menos que um computador NOVO.

Existe um Programa muito util que tenho que mostrar aqui também. ele se chama EVEREST e serve para mostrar a Temperatura na momento em que você esta utilizando seu PC . Nele você pode ver a temperatura da maioria das peças do seu computador.

Link do programa: http://www.baixaki.com.br/download/Everest-Ultimate-Edition.htm

Para Terminar, vou lembrar que a pueira se faz presente e qualquer lugar e com certeza acumula nos Coolers, Exaustores e Ventuinhas de seu computador. A cada 6 mese é recomendada uma limpeza geral. Isso pode almentar muito a vida util de seu Pc . Tome cuidado.

Fazendo isso, Não Precisa esquentar a cabeça! Utilize na Tranquilidade.

Esta postagem é um oferecimento de Editora Ilha do Mel em : http://www.editorailhadomel.com